domingo, 6 de janeiro de 2008

Dia 10 - Harlem

Acordei hoje em Harlem por uma razão simples. Não fui à procura de nada por ali, nem sabia muito bem o que era Harlem, só tinha ouvido falar por alto, sabia que era o bairro negro mais famoso da América. Só não sabia mesmo porquê. Simplesmente acordei hoje em Harlem porque encontrei um hostel na 129th Street com quartos a 8euros.(http://www.hostelbookers.com/booking/index.cfm?hostel=12952&fuseaction=hosteldetails )

É certo que partilhei a espelunca de quarto com mais 13 viajantes, (asiáticos, latinos, indianos, alemães) e é certo também que nem todos ressonavam assim por aí além, só alguns. O resultado, claro está, é que comecei a minha passeata bem cedo. E nem que seja por isso valeu bem a pena. Volto lá da próxima vez que quiser passar uma manhã em Manhattan.
____________________________
Ao fundo fotos de Mandela, Luther King e Malcom X. Em Harlem a comunidade vai buscar forças aos seus líderes de sempre. É da dureza do passado que se faz o exemplo. Por todo o lado se vê uma real tentativa de tornar aquele canto um cantinho um pouco melhor, embalado por tudo aquilo que já se fez e por tudo o que se pode ainda fazer. Harlem é um esforço social.

E com jeitinho a coisa até se contrói. Esta é uma parte do bairro que está em bom estado e tem um charme diferente. Hoje em dia Harlem é um misto de proprietários endinheirados com o pessoal do costume. Neste caso não sei dizer quem é que vive nesta ruazita maneirinha, se uns se outros.

Pode-se dizer que a 125th Street é a mais emblemática de Harlem. E na 125th Street o local mais emblemático é sem dúvida alguma o Apollo Theater. Aqui foram lançados nomes como Ella Fitzgerald, Billie Holiday, James Brown, Jackson 5 ( com o freak mais novo incluído) Lauryn Hill e até a gorda da Mariah Carey. Se duvidam, procurem no youtube. Aliás, os "clubs" de Harlem foramalco para todos o grandes do Jazz e do Soul. Elington, Coltrane, Miles Davis, Charlie Parker, James Brown, e todos os outros de que nunca ouvi falar.

E na mesma 125th street...palavras para quê...outro grandioso artista. Quando vi este figurão fiquei mais aliviado. Harlem é um sítio completamente seguro se este tipo anda a cirandar por lá!



Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

Harlem.

Outro dia, descobri, um lençol de imagens, que o Vasco Nunes, meu irmão, tinha espalhado pela net...coitado.

Não sei. Algumas são boas.Mas redescobri um desejo, eventualmente oculto,creio que sim,

E eu. Terrorista

"Quem oculta, cinco anéis de oiro, um grão de areia, e espuma alva aos olhos de uma sereia
quem chora, mas com olhos de farpão, decepa asas, silencia o canto de um chapim azul
quem inventa um orgasmo, uma pauta de colcheias e uma orquestra tocando em surdina
quem permanece, aferrado ao rochedo, na noite, de medo, num beijo de muralha e ameia


Quem é, o espírito das trevas, o perverso, o debiqueiro, mesmo se inocente primeiro
quem derrama a verborreia, no adro e na sacristia, olhos de beato, nado de falso voto
quem venderá hoje o sémen, e legará os testículos a gerações de vindouros
quem se atreverá a chorar um dia no meu esquife, com olhos de cangalheiro


Quem beijará as chagas e delas beberá o vurmo ejaculado
quem ousará levantar a mão-de-judas colocando-lhe um fumo negro
quem irá dilacerar os imponentes seios de uma virgem marafona
quem será profano e anjo-custódio, quem será amado e amante.

quem, de quem será o beijo.