terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dia 25 - Martin Luther King Day

Ontem, dia 21 de Janeiro foi o dia de Martin Luther King. Deixo-vos com o discurso que toda a gente conhece mas a maior parte de nós nunca deve ter prestado muita atenção. Não nos apercebemos como em 1963 as coisas ainda eram tão diferentes entre brancos e pretos. Enquanto os Beatles andavam a cantar "she loves you yeah yeah yeah" havia uma grave crise racista nos estados do Sul, Mississipi, Georgia, South Carolina, com os negros a continuarem a ser completamente segregados, naquelas coisas rídiculas tipo casas-de-banho só para brancos. 250 mil pessoas marcharam em Washington e Martin Luther King proferiu o famoso discurso "I Have a Dream". Se quiserem passar para a parte conhecida é mais ou menos aos 12.27. Se tiverem pachorra oiçam tudo, com atenção ao público no fundo.


Martin Luther King não era nem republicano nem democrata, não pertencia a um partido, era membro da igreja e apenas isso, não era político de profissão, não pensava em défices no orçamento nem lhe importava o PIB. Não concorreu às primárias, nem às presidenciais nem a nada. Mas vejam só o que conseguiu ele fazer, apenas com 30 e tal anos. Sem precisar de aparelhos de estado, apenas com a sua força, a força da sua fé, da sua vontade, sabendo claramente o que estava mal no seu bairro, sendo o seu bairro toda uma nação. Não se fazem muitos destes. Vêem naturalmente em edição limitada..


Cliquem na foto(não consegui pôr o vídeo aqui. Vai-vos abrir uma página no you-tube)
____

Apenas para comparar. Este é sem qualquer dúvida o melhor político no activo em Portugal. Não acham que se calhar este tipo de gente simplesmente não nos serve para nada? Politicozecos no limiar da mediocricidade com os seus partidozecos e outros tarecos. A política a média/larga escala , desprovida de idealismos mete-me um pouco de nojo. Se quiserem, não vejam este até ao fim. Já devem conhecer a lenga lenga de cor.


Cliquem na foto(não consegui pôr o vídeo aqui. Vai-vos abrir uma página no you-tube)

6 comentários:

Joana Guerra disse...

10 segundos de Sócrates foi o máximo de agonia que aguentei. sempre prefiro as marionetas!não me enjoam!

Unknown disse...

Acho que agredires de forma tão gratuita o nosso governo não ajuda em nada... é só isso! Mas tu é que sabes...

Gil disse...

Podia ter posto um outro vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=LnuaLgfPFhY

Isso sim seria gratuito e não demonstraria a real comparação. Nestes dois vídeos o Dr. King e o nosso Kong estão a esforçar-se ao máximo para passar a mensagem em que acreditam. Pode-se por isso comparar. Neste vídeo o nosso mister apenas teve um lapso catita.

Joana Guerra disse...

fico feliz por poder exprimir-me de forma gratuita, ainda que isso ajude ou não. pergunto-me, quem agride quem, em Portugal?!

Unknown disse...

Cada vez percebo melhor que a ironia é um pouco perigosa neste mundo blogueiro, e menos perceptivel. E como tal, a partir de agora tentarei colocar os meus comentários em formato audio, com o devido tom de horatio caine que melhor conseguir. E ainda com a imagem do gato da Alice no País das Maravilhas a ilustrar o sorriso que colocaria nas minhas declarações. Ah, e nunca mais comentarei nada sobre o nosso PM. Tenho dito e Um abraço!

Gil disse...

Fico feliz que o Martin L. King tenha criado tanta polémica e debate! Parece o trio de ataque isto!
Olha lá ò espécime de Filipe Menezes, provindo lá de cima das terras bárbaras do norte , o que é o horatio caine?