segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Dia 37 - A Lavandaria do campus

A lavandaria do campus deve ser similar a tantas outras lavandarias que se vêem no mundo inteiro, começando na Alemanha até à Amazónia, da Bélgica ao Bangladesh e por aí fora até chegar do Zimbabwe a Zanzibar. Nada de especial. Máquinas de lavar, máquinas de secar...
Nesta lavandaria porém, não se encontram as personagens do costume, aquelas que se vêem nos filmes. É uma lavandaria um pouco solitária, por isso existe o tal ginásio. Aos domingos bem de manhãzinha, enquanto passeio por NY, normalmente passo por outras lavandarias bem maiores que esta, essas sim, cheias de gente (normalmente blacks e latinos, que das duas uma, ou não têem máquina de lavar ou têem um maior sentido de higiene comunitária), em grande azáfama de péugas e combinações, leituras e conversas de sabão. A lavandaria do campus é porém mais solitária.

Mas a razão porque falo aqui da lavandaria não se prende com a lavandaria per se mas sim com a moeda americana. Dimes, cents, quarters, enfim... Ainda estive umas semanas para atinar com aquilo. Os cents, (1cent) são moedas pequenas e escuras, como as nossas moedas de 2 cêntimos. Depois há as moedas de 5 cents claras e do tamanho das nossas moedas de 20 cêntimos de euro, mas mais achatadas. E depois há os dimes (10cents), moedas também claras e rídiculamente pequenas, do género 5 cêntimos das nossas. A maior parte da confusão era essa, as moedas de 5 cêntimos parecerem mais importantes que as de 10, mas no fundo não serem, e no meio da caixa do supermercado, pedia às velhotas para me seleccionarem as moedas a entregar (uma coisa curiosa, aqui nos states já vi muitos velhotes a trabalhar nas caixas de supermercado. Parece-me ser prática comum, não sei relacionado com alguma política de inserção geriártrica se relacionado com a idade de reforma adiada (nem sei há disso por aqui). Aparte dos tremeliques, até pareciam satisfeitos, só um pouco mais estafados... tirem as conclusões que quiserem..

Mas voltando à lavandaria e às moedas... Existem ainda as moedas de um quarter e um dólar. As de um quarter são de tamanho médio e claras (lembram-se das moedas de 20 escudos?) e as de dólar são douradas e um pouco maiores... mas também podem ser claras... o que também pode levar a confundir o mais inexperiente viajante... Aqui na lavandaria paga-se 1.50 USD para lavar e 1.50USD para secar e 0.50cents para o detergente. Não é caro, na bélgica pagava 3.80 euros só pela lavagem, a notícia não está aí. A notícia está em que as máquinas só aceitam os quarters, os tais 25 cents, e mais nada. Tenho de ter 3.50 dolares em moedas de 25 centimos para lavar a roupinha. São portanto 14 moedas de 25 cents que guardo todas as semanas. Se faltar uma moeda que seja... esquece. Claro que há máquinas para trocar moedas.. que aceitam apenas notas de 5, 10 ou 20 dolares, o que dá no mínimo um troco de 40 moedas!! Por isto tudo, é que nos filmes se descobrem grandes amores nas lavandarias... Há sempre a oportunidade de perguntar à miúda gira que segura na mão umas cuequinhas da Victoria Secret : "Tens 25 cents que me emprestes?" ...

Resumindo: É de doidos, um povo que já foi à lua numa carripana, ainda não ter descoberto a maneira de pôr as máquinas de lavar roupa a funcionar com outros trocos... e mais inútil é uma lavandaria sem cuequinhas da Victoria Secret a quem se possam pedir trocos...

Isto são as 14 moedas de 25 cents.

Posted by Picasa

3 comentários:

• pO • disse...

não percebi essa conversa das meninas com cuequinhas victoria secret... mas não deve ser para eu perceber, pois não namoradito?
ai rio não te queixes, ai que o sabão não mata, ai que até lava os peixes, ai deixa-os cor de prata! Lava lava a roupinha!

Mitch Bacano disse...

Epa que roubalheira na mesma! Na Suecia não se paga nem para lavar, nem secar e ainda menos para ter o precioso amaciador! O que faz que andava sempre bem cheiroso e maçio.
E ainda por cima estava lá sempre uma bela miuda a lavar as tais cuequinhas e como a lavandaria era na cave do meu predio, podia sem problemas convidá-la para tomar um cafézinho no meu quarto enquanto esperavamos...isso sim é qualidade de vida meu amigo!!! (e não é preciso nenhum ginasio assim!)
beijinhos
Nico

Gil disse...

Hehehe,
Isso sim, é mesmo qualidade de vida.