terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Dia 38 - The times are chaangin'

Neste fim de semana só fui a NY no Domingo. Não havia vaga nenhuma num hostel, estava tudo ocupado, não sei o que se passou! Aposto que foram as férias de Carnaval, o pessoal aproveitou para dar uma escapadinha por aqui. Mas por aqui o Carnaval é vestigial, só deve acontecer em dois ou três bairros brasileiros, o pessoal aqui não liga nenhuma a paganismos e mascaradas de pré-quaresma. Lá prós lados de New Orleans sim, mas há um tempo para cá que aquilo tem estado um pouco alagado.. bem, adiante... Este Domingo fiquei a conhecer a East Village. Aquilo sim, é uma zona mesmo porreira! Vou lá voltar decerto, respiram-se outros ares, come-se bem e barato, vêem-se coisas engraçadas, um bom passeio para os olhos e as almas.



__________________________________
Antes de ir para a East Village ainda passei por uma feira da ladra, muito pequena, a oeste da Penn Station. Fui lá parar por acaso, enquanto explorava aquela zona de ninguém, onde até a bandeira gloriosa se vende por tusta e meia. Um feira da ladra, foi uma boa preparação para a East Village... o dia começava bem.
Da Hell's Kitchen Fleemarket até à New York's Public Library não é propriamente um pulinho, mas se há coisa que gosto é de calcorrear o mais que possa. Foi assim que deparei com a exposição dedicada a Jack Kerouac e ao seu "On The Road". Uma exposição com fotos, pequenos rabiscos e gravações do Sr. Kerouac e ainda o rolo original da impressão do On The Road. Um outro aperitivo para o resto do dia. Da próxima vez que voltar a NY a ver se compro uma edição velhinha e inglesa do Pela Estrada Fora. Será uma bela companhia para o resto das viagens por aqui. Este senhor achava que é na solidão que se constrói uma pessoa um pouco melhor.. em certa medida concordo, e revejo-me.
Se quiserem saber mais sobre a exposição cliquem na foto. A informação não é é grande coisa... Bom bom é lerem o livro, para quem ainda não o leu.

Apanhei o Bus ao pé do Bryant Park (se ao menos em Lisboa tivéssemos mais destas intrusões vegetais em plena cidade...) e parti para Astor Place, portas da East Village, um género de bairro alto com ruas de nova iorque, mais gente de dia, freaks a passear os cãezinhos do costume, lojas de "autor" e sítios baratos e bons para comer. Tirei fotos a coisas engraçadas, mas deixo-vos só um cheirinho.
Mais ao final da tarde, depois de me ter fartado de andar fui parar ao New Museum, que já algumas pessoas me tinham falado. Edíficio catita por fora, muito clean por dentro... confesso que não estava com muita pachorra para me meter num museu só com coisas novas. É preciso uma mood especial para visitar um sítio desses. onde nos mandam com coisas em que temos de pensar ou muito muito ou mesmo nada. Normalmente a coisa nunca me puxa inteiramente à degustação e não me apetecia parar a digestão do dia por aqui. Fica para uma próxima, em que me dedique por inteiro à contemporaniedade (pelo menos à contemporaniedade que a malta destes museus gosta de mostrar), e então sim, vou ao MoMa, a este a às galerias de Chelsea, e depois terei uma palavra a dizer.


Fui então em busca do que realmente me apetecia. Atravessei o SoHo e fui parar à TriBeCa, ao Film Forum, algo tipo a Cinemateca por estes lados. Fui em busca de Bob Dylan e do documentário de 1965-Don't Look Back. Confesso que não conhecia verdadeiramente a personagem, apenas um pouco e sim, o homem foi grande, grande celebridade, mas apesar de tudo, grande... Fui ver este filme também porque em algum lado vi que se havia personificação de uma pessoa com "estilo", essa pessoa era Bob Dylan em Don't Look Back. Achei que depois de ter passado pela East Village e com 38 dias já rendidos pelos states, já era altura de começar a suar "estilo" por todos os poros!!
Deixo-vos com a cena inicial do documentário... um pouco parva, mas engraçada. Deixei também uma outra cena do filme que gostei bastante, uma opinão bastante pós-adolescente e tal, sobre as notícias e o mundo (isto em 65). Está na Porta dos Fundos. (http://porta-dos-fundos.blogspot.com/2008/02/bob-dylan-truth-is-just-plain-picture.html)

Saí da sala do cinema de barriga cheia. Já aprendi mais umas coisas, desta vez sobre um gajo que até cheguei a confundir com o tipo um pouco mais burgesso de nome Bruce Springsteen (vá-se lá saber porquê!) Entretanto tinha-me esquecido, era noite de SuperBowl!!! A grande final no futebol americano tinha começado estava eu num outro planeta a ver o Don't Look Back.Voltei depressa para casa, queria ir ver o jogo no bar do campus, beber cerveja, comer chicken wings, ver os anúncios até à exaustão, pedir a alguém que me explicasse as regras, torcer pelos Giants de Nova Iorque que competiam contra os Patriots New England, género Benfica-Porto, Benfica os de nova-iorque, a jogar com o coração e as tripas, e o Porto os de New England, cambada de arrogantes, à 17 jogos sem perder. ....No final acabei por ver o jogo no Dunkin' Donuts de Syosset, às dez da noite, na companhia de um indiano qualquer,enquanto esperava à uma hora por um táxi ...O que vale é que os tipos de Nova Iorque ganharam mesmo no fim, com raça, à Benfica! Continuei a não perceber nada do jogo, mas é sempre bom quando a nossa equipa ganha!!! Deixo-vos com os highlights, porrada da boa, que se lixe o Bob Dylan e os freaks da East Village! Hell Yeah!! AMEERICA HII-AAH!


1 comentário:

Mitch Bacano disse...

Também estive a ver o Superbowl, mas adormeci no meio da 4th period, visto que aqui já eram 3 da matina...e como só gosto dos Seahawks (de Seattle) e dos 49er (de San Francisco) estava a cagar para quem ganhasse. O Eli esteve bem, e só com ele (e com o rookie running back) é que os Giants conseguiram ganhar aos Patriots (que têm um registro impressionante nos ultimos 7 anos). Quando voltares para aqui, ou quando te for visitar (essas imagens do East Village deram me vontade de ai ter), explicarei-te as regras, já que devo ter mais de 200 horas de jogos visionadas (sou fã de College Football...)

Hasta