sábado, 9 de fevereiro de 2008

Curiosidades - Jardins na Rua e Carros Suspensos

Tenho visto pelas ruas de NY uma coisa que me agradou sobremaneira (bela palavra) - Jardins Comunitários.
Algo do género,(hortas urbanas) já me tinham sido apresentadas pelo excelso Rui da Feira, mas o que tenho visto mais por aqui são mesmo pequenos jardins, aconchegados entre um e outro prédio, e cuidados pelas pessoas de um mesmo bairro. Outra coisa a exportar sem dúvida. Com um pouco de vontade, imaginação e mobilização, criam-se espaços mais verdes onde antes não existiam. E não se tem de ficar com o cú sentado à espera que a autarquia cuide de nós, porque, salvo excepções, eles ou estão-se pouco marimbando, ou simplesmente não percebem nada do assunto. Cada vez mais penso que deveremos seguir o caminho do virar as costas aos poderes políticos, mandar-lhes uma cuspidela de desprezo, chamar o vizinho, arregaçar as mangas e mãos à obra. Eles com os tachos, nós com as pás e as enxadas (ou foices e martelos, como quiserem). Eles têem que cumprir contratos com empreeiteiros e outros filbusteiros, enquanto pôem ao bolso os trinta dinheiros. A nós, bastaria que nos deixassem viver em paz, e não nos pusessem qualque género de obstáculos... Como diria o outro, que nos deixassem trabalhar... Que acham?
________________________________________________
um pequeno jardim comunitário em east village

um outro jardim comunitário, com uma escultura impressionante, também em east village

Desta feita em Harlem, menos exuberante mas com igual (ou maior) carinho

___________________________________________________

Um outro tipo de Jardins. desta feita, suspensos. Para resolver o problema de estacionamento aqui resolveram pendurar os próprios carros, em sistemas de elevadores hidráulicos de forma um pouco aprateleirada devo dizer, a fazer lembrar cachos de uvas a cair em véspera de vindima, (ou dito numa forma menos Torga) caixas de arrumos a sobrar em prateleiras do IKEA.

Posted by Picasa

2 comentários:

Unknown disse...

O "excelso Rui da Feira" aprova alegremente este "poste" verde... E fico maravilhado com o que esses tótós colesterolizados conseguem ainda assim fazer com pedacinhos de terra... Has-de procurar pela "Green Guerrilla" e ficarás extasiado..
Um Abraço Jardinado

Mitch Bacano disse...

Em Paris, a Câmara decidiu implementar essa ideia de jardins (e hortas) urbanos e comunitarios há uns 10 anos. Hoje em dia, já há uma lista de espera de mais de 8 anos para cultivar uma parcela de terra no meio de Paris...O proximo passo era converter os HLM em jardins verticais com cascatas e tudo!