segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Dia 51 - Pelas Galerias de Chelsea

O meu plano este sábado era descobrir as galerias de Chelsea, uma zona de NY do género Docas/Alcântara/Sta Apolónia lá do sítio, com armazéns e docas, que se tornou mais frequentada desde que começaram a surgir galerias de arte nos ditos armazéns. Estas galerias funcionam de terça a sábado, e têem entrada gratuita, com boa arte que (ainda) não se vê pelos museus. Pelo que percebi, é coisa normal de passeio de sábado, isto de entrar por uma galeria adentro sem ter de dar cavaco a ninguém, ver o que lá está exposto e partir para outra. Quando voltar hei-de experimentar por LX a ver o que se me oferece, agora que sei que não é preciso ter medo de uma galeria de arte. Pensei que só os extravagantemente ricos podiam entrar numa, assim, do nada. Afinal a coisa é bem mais democrática.
__________________________________________________________
A maior parte dos sítios é assim. Um prédio com elevador , uns quantos andares andares, e em cada andar uma, duas, ou mesmo um corredor de galerias. Há que saber quais as que têem aquilo que vos interessa, porque senão perdem-se dois dias a andar de um lado para o outro. A maior parte dos prédios tem na entrada o que cada galeria oferece de momento, o que, com uma olhadela, dá logo para escolher bem para onde ir.

Depois há artistas (corajosos) que fazem exposições assim. Paredes pretas, uns rabiscos a giz (bem humorados por sinal) e pronto. Numa sala mais escondida, uns quantos quadros para quem queira comprar alguma coisa, isto porque acho que ninguém vai poder arrancar as paredes com os rabiscos a giz do senhor. Mas normalmente dentro de uma galeria haveria quadros/esculturas/instalações a expor, e catálogos para os que estivessem interessado em comprar. E acreditem que vi muita gente a sair com um tubo na mão...

As galerias maiores podem-se dar ao luxo de ter uma zona inteira com uma instalação roufenha como esta. Um lençol, umas ventoinhas e ligando-se as ventoinhas debaixo do lençol... um mar. Qualquer teatro amador já deve ter feito o mesmo no Auto da Barca do Inferno ou qq coisa parecida. Mas esta gente estava bastante interessada naquilo.

Depois há esta galeria, que é um edífico inteiro, com uma arquitectura extravagante e esculturas tipo esta. Acho que já vi alguma coisa deste senhor na colecção Berardo, com uma escultura bastante realista de um casal todo nu,. Não me lembro do nome do senhor, mas ele gosta de impressionar. Nisto das galerias, vi coisas que gostei bastante, e algumas que francamente.Mas isso é como tudo na vida, e sinceramente, não me queixo. Arte fresquinha, para mais de graça, venha ela!

Posted by Picasa

1 comentário:

Joana Guerra disse...

este conceito das galerias interessou-me bastante!